Resenha: As Horas Podres - #EuLeioNacionais

7/04/2014 , , 20 Comments

Sinopse: As Horas Podres, de Jerônimo Teixeira, apresenta duas narrativas que correm em paralelo: o tenso diálogo entre tio e sobrinho se entrelaça com as amargas memórias da adolescência de um homem que retorna, na ocasião do enterro da mãe, à pacata cidade natal, Estância Velha, e se lança em reflexões acerca da vida, do passado e da própria escrita. Pensamentos esses que explicam o peso e o odor nauseante do texto, o mesmo cheiro pútrido da indústria coureira que empesta cidade. Ao lado da poluição moral e atmosférica, a cegueira e a escuridão também são imagens recorrentes do livro. No romance, um homem é acusado de assassinar uma enfermeira e o próprio pai. Todas as evidências - além das suas digitais nas armas, alguns vizinhos alegam tê-lo visto na região logo após os disparos - apontam para ele, que acaba por assumir o parricídio. Assim, procura o tio para contar a sua história e tentar se justificar, confessando que não sente orgulho pelo que fez, mas também não tem vergonha do crime. Conforme o diálogo entre ambos vai avançando noite adentro, conflitos, mentiras e segredos de família vão sendo revelados.


O livro conta a estória (ou história) de um escritor frustado e do sobrinho do mesmo, qual matou o próprio pai (irmão do mesmo), eles alterna sempre entre diálogos e pensamentos, sempre mudando o rumo da conversa com o mesmo objetivo, saber o porquê do rapaz ter matado seu irmão.

Enquanto a estória flui, o tio vai re-lembrando sua adolescência na pacata cidade de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, e acaba por lembrar do acidente em que um agricultor perdeu os olhos, talvez tivessem os tirado para algum ritual, ou talvez tivesse sido bicado por aves enquanto dormia bêbado por ai, não se sabe, porque o agricultor não se lembra de nada. Esse crime realmente aconteceu e até hoje não foram descoberto os motivos. 

Com certeza Jerônimo conseguiu expressar tudo com poucas palavras, o livro não deixa muito a desejar a leitores como eu que sempre adoram o clima de mistério no final, termina muito bem terminado, por assim se dizer. Usando poucas páginas o escritor consegue lhe fazer pensar sobre a vida e seus incríveis paradoxos.


Eu nunca cheguei a ler algum outro trabalho do Jerônimo, conheci o livro dele por acaso na feira do livro que teve aqui na minha cidade, e me interessei, quando peguei pra ler achei que provavelmente seria uma leitura chata e cansativa, mas foi bem pelo contrario. Cheio de metáforas quais eu particularmente adorei o livro não demora mais que algumas horas pra ser devorado pelo leitor.

Acho realmente que vale a pena ler, e se tiverem a chance, não a desperdicem.

Título: As Horas Podres
Autor: Jerônimo Teixeira
Editora: Bertrand Brasil
Edição: 2
Especificações: Brochura | 120 páginas


XOXO,
Nathaniel

nie

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

20 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que eu gostaria de ler Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  2. fiquei bem curiosa para ler!

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só o titulo já me deixa bem curioso, vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, fiquei bem curiosa pra ler♥
    xoxo

    incidentefashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que envolvam mistérios, acho que leria.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha,nunca li esse livro,mas pela resenha deve ser muito bom!
    beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um bom livro, bem misterioso.

    ResponderExcluir
  9. Achei a mesma coisa que vc que seria uma história chata e cansativa, me surpreendi que tenha gostado do livro e até que tenha comprado, porque eu não compraria algo que me passasse essa impressão =O Mas pelo visto valeu a pena.
    http://coisasdebelaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Gostei do titulo e da sinopse. Mas nunca vi esse livro antes, essa é a primeira resenha leio dele. Vou pesquisar pois, me interessei por ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Super legal essa ideia de ler livros nacionais. Não conhecia esse, mas vou procurar saber mais, quem sabe coloco na minha listinha.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. pelo menos termina bem terminado huehue.odeio livros que deixam duvidas sabe?

    Beijinhos, Gabi Bueno
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você deve odiar Dom Casmurro hehehhe

      Excluir
  13. LIVRO MEIO MACABRO DFJDKSFHKJDFH Mas a história parece interessante. Gostei da ideia da maratona de nacionais ;D Pena eu não ter muitos livros de brasileiros aqui, ou ter visto antes sobre. Mas tudo bem! Numa próxima ♥ Enfim, beijão! Adorei a resenha (a maneira como você dividiu e tal ;D).

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bem legal! :D
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a obra, mas por se passar no mesmo estado onde eu moro, por ser de um autor nacional e de a história, por fim, ser bem intrigante, posso dizer que o livro, de fato, me despertou certo interesse. Vou ver se acho para comprar. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  16. não é bem meu tipo de livro, mas parece ser legal mesmo assim haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  17. Parece ser bom rs'
    http://alguem-escreveu-coisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olha que interessante! Eu realmente não conhecia esse livro! :O
    Fantástico! Adorei a premissa da história. Muito boa indicação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Realmente parece ser instigante :D, me faz lembrar um livro que li onde as histórias se entrelaçavam e a cada capítulo um diálogo diferente, o nome é Mãos de Cavalo. Adorei a resenha :D!!
    Beijos Nath u,u!!!
    blogandoseuassunto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir