Resenha: A Dança Dos Cabelos - #EuLeioNacionais

7/21/2014 , , 3 Comments

Sinopse: Este romance traz retalhos das histórias de três mulheres, três Isauras: avó, mãe e filha, entrelaçados de tal forma a resultar em uma só história da vida de apenas uma personagem, perseguida pela violência que marcou a três gerações que a construíram. Assim, o autor nos revela, com extrema suavidade e sem passar por lugares comuns, a dança da vida.
O livro conta a história de três Isauras, com mudanças mútuas entre elas, cada uma carregando o peso da vida da outra, sofrendo não as mesma coisas, mas na mesma intensidade, e lidando com a dor em suas mais diversas formas. Alternando sem avisos entre uma e outra, fica difícil saber sobre qual Isaura se trata em cada parte do livro, com várias metáforas a serem interpretadas a cada leitor de sua maneira, com muitas frases de impacto realmente boas, o livro mostra o abandono, o amor, e a morte de maneiras surpreendentes.

Estava com receio de começar o livro, demorei uns três dias pra pegar ele realmente e abrir, mas quando comecei a ler, não parei até terminar, levei três dias por ter começado em época de trabalhos na escola, então foi bem puxado, a leitura fluiu super bem, eu me apaixonei pela intensidade com que o autor narra os sentimentos das mulheres, tanto que você acha mesmo que o livro foi escrito por uma mulher. A forma como ele trata de atos em cada cena e como descreve o cenário pobre onde elas viviam foi realmente a parte que mais me interessou na estória.

Nunca tinha lido nada do autor, e nem conhecia, pra falar a verdade, só comprei pelo nome, e quando fui ler a sinopse fiquei "não deveria ter comprado, mas já que comprei, vou ler" -inclusive, paguei 3 reais nele, sebos são a coisa mais amável do mundo.- e acabou que quando comecei a ler, entrou pro meu top 5 da vida. O livro conseguiu me colocar dentro das cenas. Numa parte qual uma das Isauras está a cometer uma coisa "horrível" pelos olhos de sua mãe, e nojenta também, eu conseguia me ver lá, olhando pra elas, escondido atrás de uma arvore qualquer, observando cada grito que ambas davam, e como discutiam ferozmente. 

Realmente, é um ótimo livro pra se ler em qualquer época, serve pra ressaca literária, da qual eu estava sofrendo (tinha acabado de terminar filhos do éden quando peguei pra ler, ai já viu, não queria me desgrudar do meu spohrverso.) então, se tiverem a chance de ler, não a desperdicem.

XOXO, 
Nathaniel.

nie

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

3 comentários:

  1. Tu escreve muito bem *-* Me interessei pelo livro. Vou colocar na lista de leitura. Li ali na sua mini biografia que tu é fã de MCR... EU TAMBÉM SOOOOOOOOOOOOOU <3 <3 <3 <3
    Ai que amor <3 Agora depois desse chilique, Fui kkkk
    BJS
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Nathaniel,
    Ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante.
    Acho que é um livro que leria :D
    PS: Estou em uma ressaca literária braba rs.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar nesse livro , vou tentar procurar ele pela biblioteca , Adorei a resenha , realmente escreve muito bem !
    Beijos
    http://byalinebeatriz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir