Resenha: A última chance - #EuLeioNacionais

7/14/2014 , , 4 Comments

Sinopse: O Romance é editado pelo espírito Marco Aurélio, traz uma emocionante história que tem como cenário as transformações comportamentais provocadas pela ameaça da Aids, no Brasil, a partir, da década de 1980. Longe de ser um drama que trata da doença como uma fatalidade, a leveza da narrativa do autor, propõe a quebra de tabus e dos preconceitos que envolvem os portadores do vírus HIV. 

O livro conta a estória de Roberto e Sérgio, homossexuais que viviam no brasil nos anos 80, com a epidemia de HIV-AIDS. O livro começa com Sérgio recebendo a notícia de que é soropositivo, e logo depois volta anos antes pra contar tudo que aconteceu, como Sérgio contraiu a doença e tudo mais. Logo Roberto aparece, com pais preconceituosos por causa de um acidente trágico ocorrido anteriormente na família pelo fato de um parente ser homossexual, tentam reprimir todos e quaisquer traços que mostrem que o menino é gay, desde de sermões a surras violentas.



O livro mostra tantas realidades distorcidas que você acaba se perdendo entre os diversos personagens, o fato de ser espirita não me incomodou muito, e acho que provavelmente não incomodaria vocês. A leitura é super tranquila, porém existem tantas coisas incoerentes e desnecessárias que o livro se tornou longo de uma maneira pesada.

O livro torna sempre pro ponto central de que as doenças são atraidas por você mesmo, com pensamentos ruins -eu não acredito nisso, mas não estamos aqui pra falar nas minhas crenças- e coisas desse tipo, o que faz com que pessoas que não crêem nessas coisas tenham uma leitura mais pesada, como foi o meu caso, por ficar sempre cutucando a tecla que "Deus existe e você vai ser julgado por ele, não se importe com as pessoas na terra, elas não tem esse direito." acabando que, você não consegue aproveitar a escrita de Marcelo que, aliás, eu adorei, é super leve. Não é verdadeira, mas leve.

O livro ajuda a quebrar vários tabus e conceitos de sociedade impostos, inclusive a pessoas heterossexuais. Então, no geral, é sim um bom livro, não só para ensinamentos, mas pra falar a verdade, você se sente tocado pela estória de Roberto e Sérgio e seus amigxs. 

Edição: 1
Editora: Vida e Consciência
Ano: 2008
Páginas: 464

nie

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

4 comentários:

  1. Parece uma ótima leitura.
    Gosto de livros que nos faça ver as coisas a nossa volta de um modo diferente, que nos faça refletir. Esse parece desse tipo. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nome marcante, parece ser bem bom, gostei da historia,
    algo bem interessante.
    http://www.theworldoflena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosto dessa ideia de ler nacionais, mas confesso que não me interessei muito por esse, apesar de parecer ser bom.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Até achei interessante o livro, mas não leira por ser espirita. Não é preconceito, é só que sou evangélica e acho que não fica bem eu ler livros assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir