Resenha: A Metamorfose

8/17/2014 , 7 Comments

A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal. 
O livro conta a estória de Gregor, caixeiro-viajante, que acorda e se vê transformado em um inseto. Gregor está atrasado para uma viagem e acredita estar doente, seus pais, preocupados pelo fato de Gregor nunca ter se atrasado para o trabalho, e sua irmã, que provavelmente já sabia de tudo tentando de alguma forma dar espaço a Gregor. Gregor fica dividido entre aceitar sua transformação e viver como um inseto de uma vez por todas ou tentar se tornar humano novamente mesmo sem saber como fazê-lo. Entre várias filosofias Kafka nos mostra de um jeito humano como uma mudança pode mostrar o que há de pior em uma família e seus pensamentos. 

Eu estava pra ler o livro a um bom tempo e ganhei de anivesário de um amigo, o que foi ótimo, o devorei mais devagar do que achei que seria mas isso não tem muita importância. Estou vendo agora como é difícil falar do livro sem dar spoiler, mas vamos tentar. Gregor acorda e se vê no corpo de um inseto, tudo bem, interessante e tudo mais, então começam as filosofias, como o posicionamento do quarto de Gregor na casa e como isso é realmente acontecia na vida de Kafka e tudo mais, eu achei tudo ótimo, adorei a escrita simples do Kafka, digamos que ela é bem amadora, mas é boa, não é aquele sem detalhes e tudo mais, é super detalhada pra falar a verdade, á sua maneira, mas é. 

Digamos que, é bem difícil de ficar intercalando com as explicações pra todas aquelas filosofias exageradas do Kafka nas páginas pra tentar entender realmente o livro, e essa é a parte mais chata, porquê na maioria das vezes você não entende o que aquilo quer dizer e vai ler as explicações -enorme por sinal- e acaba se perdendo, apesar das explicações e das filosofias serem ótimas isso atrapalhou bastante a leitura. E também me incomodou pelo fato de parecer que não queriam focar na obra e sim em quem a escreveu, tudo bem que a maioria das coisas eram baseadas na vida dele, mas o livro não é um estudo sobre Franz, é o livro, sabe?

De mais, a edição é ótima, achei o livro super legal e essas coisas, hehe. Me fez mudar um pouco minha forma de ver as coisas e a lidar com alguns problemas. Se tiverem a chance de ler, não desperdicem.

XOXO,
Nathaniel.

nie

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

7 comentários:

  1. Não conhecia o livro até meu professor me apresentar à essa obra esse semestre, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, gostei muito da sua resenha, estou curiosa pela leitura.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro
    Mas gostei da dica, apesar de não me interessa por ele agora
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Esse livro ta na minha lista faz um tempo.
    Ótimo ler uma opinião sobre ele, ainda mais incentivando.

    bjs e um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal, admiro minha professora de literatura nunca ter recomendado.

    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  5. Já li resenhas sobre o livro, mas a premissa não me atraiu tanto. Adorei a sua resenha! Muito bem escrita!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito interessante, mas creio que exige uma leitura mais focada, o que no momento não posso fazer. Mas gostei da dica!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas acabei lembrando da escrita da Clarice Lispector! Até quanto ao personagem virar inseto - já que em uma das histórias dela, ela faz todo um monologo sobre uma barata e bem, eu não tive coragem de ir até o final com a Clarice hahaha mas parabéns por ter terminado essa leitura! :') http://sabetipoassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir